Projeto de formação em literacia financeira aborda IRS, fundo de emergência e administração de recursos com quase 3 mil alunos e forma dezenas de professores pelo país
Saber lidar com os recursos que tem, prever emergências, planejar suas metas e manter as contas organizadas é um desafio mesmo para muitos adultos. Contudo, em 2024 quase três mil alunos e dezenas de professores em Portugal já têm essa formação essencial para construir um futuro financeiro mais seguro através do projeto Contas à Vista.
Criado em parceria com o Banco Santander e sua fundação, o programa de formação em literacia financeira, executado pela Mentes Empreededoras, surgiu da necessidade de capacitar jovens para lidarem com os desafios financeiros da vida adulta. Ao #Nem1SemProfessor, Afonço Mendonça, líder do projeto, explicou que os próprios jovens admitiam a necessidade desses conhecimentos para iniciar a vida com tranquilidade.
Como funciona o Contas à Vista?
O programa consiste em quatro workshops interativos, que abordam temas como:
Diferenças entre salário líquido e bruto, IRS e segurança social.
Gestão de rendimentos e despesas.
Poupança e criação de fundos de emergência.
Regras de finanças pessoais, como a fórmula 50-30-20.
Conceitos básicos de crédito e investimentos.
Capacitação de Professores
O projeto começou por formar alunos, mas agora um dos diferenciais do Contas à Vista é o foco na formação de professores. A equipe do projeto oferece suporte contínuo, por acompanhar a implementação das atividades e por garantir que os educadores sintam-se confiantes em transmitir os conteúdos. Essa abordagem fomenta a sustentabilidade do programa e permite sua replicação em um número crescente de escolas.
Impacto Social
O projeto visa não apenas preparar os jovens para gerirem seu dinheiro, mas também contribuir para a sua liberdade financeira e realização pessoal, capacitando-os a tomar decisões informadas sobre suas vidas. O Contas à Vista é um exemplo claro de como parcerias entre instituições privadas e educadores podem criar soluções práticas para a educação e colaborar para diminuir problemas sociais.
Convite aos Educadores
No primeiro ano de atividade, 2022, o projeto atendeu 910 alunos, em 50 turmas, de 18 escolas, em dez municípios portugueses, de acordo com o Relatório da Fundação Santander Portugal. De lá para cá, o "Contas à vista" só fez crescer. No ano letivo de 202, saiu dos 2000 para quase 3000 alunos beneficiados. Isso só é possível com a capacitação de novos docentes. Por isso o projeto está aberto permanentemente à inscrição de professores e escolas. O contato pode ser feito diretamente no site das Mentes Empreendedoras, entidade coordenadora do programa.
Para receber informações sobre oportunidades para os professores e agrupamentos, siga o #Nem1SemProfessor no Facebook e no Instagram. Participe por compartilhar com outros educadores ou mande sua sugestão de alguma ação que conhece.
Também pode assinar nossa newsletter para não perder nenhum novo conteúdo.
Essa plataforma é parte da investigação “Nas redes pela educação: comunicação estratégica a serviço da cidadania”, financiado por fundos da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa., no âmbito do projeto 2023.01746.BD.
Comments